Quais os Serviços Disponíveis na Agência da Previdência Social

A Previdência Social é um órgão responsável por muitos benefícios do trabalhador brasileiro e é muito importante para você saber quando procurar uma unidade da instituição. Para quem ainda não sabe quais os serviços disponíveis na agência da Previdência Social, vale a pena ler o texto a seguir e conferir as informações:

INSS

O INSS é o benefício que dará a você o direito da aposentadoria. Nem todo mundo sabe, mas é possível realizar agendamento, assim como pagamento INSS junto à Previdência Social. Assim como solicitar documentos, declarações e verificar a sua situação com este direito tão importante.

Se você tem dúvidas quanto a regularidade do seu INSS, saiba que você pode entrar em contato com a Previdência Social e o setor responsável através do telefone do INSS. Informe-se e garanta um futuro mais seguro!

PIS/PASEP

Este benefício é um dos mais importantes para o trabalhador brasileiro, pois é a contribuição dele que irá disponibilizar para o trabalhador serviços como o abono salarial, o seguro desemprego e muitos outros.

Vale lembrar que o valor não é pago através da Previdência Social, mas a emissão certidão do saque deste recurso sim. Por isso, para realizar este tipo de processo é este órgão que você deverá procurar.

FGTS

Outro direito do trabalhador que pode ser administrado pela Previdência Social é o Fundo de Garantia do Trabalhador. O valor também não é pago através do órgão, mas a emissão da certidão para saque é gerida por ele.

Perícia Médica

A perícia médica é realizada em casos de solicitação de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez permanente, por exemplo. Os recursos mencionados só são liberados após a perícia, por isso é necessário realizar o agendamento o quanto antes.

Será de responsabilidade da Previdência Social as consultas marcadas da perícia médica, portanto, nestes casos você deverá entrar em contato com a instituição para se informar.

Extrato de Contribuição

A contribuição com a Previdência é realizada automaticamente direto do seu salário bruto assim que você começa a exercer um cargo através da carteira de trabalho assinada.

As contribuições são muito importantes, pois são as parcelas investidas que poderão permitir o acesso a diversos benefícios como o seguro desemprego e aposentadoria. Para verificar as suas contribuições, você pode acessar o seu extrato na Previdência Social.

Prova de vida e renovação de senha bancária

Quando atinge uma certa idade, é necessário que o contribuinte passe a fazer a prova de vida para a renovação de alguns benefícios e será a instituição responsável por esse serviço, assim como com o cadastro de novas senhas bancárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *